A entrada das daminhas e pajens é o momento exato em que o fofurômetro do casamento explode. Afinal das contas, quem é que resiste a tanta beleza e ternura? Porém, para montar um cortejo organizado e lindo é preciso um planejamento que envolve os noivos, os pais da criança e é claro: as próprias crianças.
Criei esse post para te ajudar a esclarecer as principais dúvidas que podem surgir quando se trata da entrada das daminhas e pajens no casamento. Confira abaixo.
Daminhas e pajens no casamento
Bom, antes de mais nada é importante que você tenha em mente que eles são apenas crianças e precisam ser tratados como tal. Portanto, lembre-se de criar um clima agradável para que elas se sintam à vontade, confortáveis e tranquilas.
Quem escolher?
Para definir suas daminhas e pajens escolha crianças que já possuem afinidade com o casal, como: sobrinhos, afilhados, filhos de amigos próximos, etc.
Qual é a quantidade ideal de daminhas e pajens?
Bom, não há uma quantidade exata ou ideal, a não ser que haja restrição religiosa por parte da igreja. O importante é avaliar se há afinidade com o casal e se faz sentido que ela esteja presente no momento de vocês.
Qual é a idade ideal das daminhas e pajens?
Não há uma regra em relação a idades, a não ser que haja uma restrição religiosa por parte da igreja. Mas é importante lembrar que as crianças menores costumam ficar mais intimidadas e isso pode acabar afetando no seu comportamento no dia da cerimônia. Uma boa alternativa é fazer com que ela entre na companhia de uma criança mais velha para que possa se sentir segura e mais a vontade com a situação.
Quais são os trajes?
Sabe quando disse ali em cima que crianças são apenas crianças e precisam ser tratadas assim? Pois então: lembre-se disso na hora da escolha do traje.
O indicado é que as meninas não usem maquiagem, estejam com vestidos acima da canela ou longos mais fluídos e com acessórios na cabeça como coroa de flores, tiaras ou laços. Para os meninos é mais fácil, eles podem usar ternos, calça com suspensórios, gravatas normais ou borboletas e até mesmo bermudinhas, dependendo do estilo do casamento.
Quem deverá pagar pelos trajes?
Bom, esse é um tópico que pode ser questionável, mas o fato é que ao convidar as daminhas e pajens é de bom tom que os noivos custeiem os gastos das roupas. Porém, não é fator obrigatório e pode ser até que os próprios pais se ofereçam para pagar como forma de ajudar os noivos.
Quais são as funções das daminhas e pajens durante o casamento?
A mais aguardada e tradicional função das crianças durante a cerimônia de casamento é a entrada com as alianças. Porém, existem outras funções que são dedicadas a elas para fugir do óbvio e que dão a possibilidade de incluir um maior número de crianças no cortejo. São elas:
- Entrada com mini buquês: no caso das daminhas você pode optar pela entrada com mini buquês que podem ser a miniatura do buquê da noiva ou algum outro semelhante. Fica um charme!
- Entrada com objetos infantis: outra opção de objetos que substituem o buquê e que também podem ser utilizados por meninos é guloseimas, ursinhos de pelúcia e outros que podem tanto representar a criança ou o casal.
- Entrada com plaquinhas: as plaquinhas já são febre nos casamentos pois promovem descontração entre os convidados. Algumas podem anunciar a entrada da noiva ou fazer algum comentário referente ao casal.
- Entrada com pétalas (florista): outra opção linda é incluir uma ou mais criança para entrar com uma cesta cheia de pétala que as jogará no caminho até ao altar antes da entrada da noiva.
E aí, deu pra entender e tirar suas dúvidas a respeito da entrada das daminhas e pajens no casamento? Então é hora de definir quais serão as crianças que farão parte do seu momento especial. Se estiver com dúvidas a respeito do assunto não deixe de comentar nesse post para que eu possa esclarecê-la.
Ah, e continue acompanhando o blog para mais dicas sobre o mundo mágico que é o de casamentos.
Até a próxima!
No comment yet, add your voice below!